PROGRAMA DE LOGÍSTICA REVERSA
A Chemlub é uma empresa que pratica ações ambientais positivas de maneira a reduzir os impactos ao nosso meio ambiente. Impulsionamos a sustentabilidade em nossas operações através de parcerias a fim de garantir que o óleo usado seja encaminhado ao lugar certo.
Contribuindo com o Meio Ambiente
A Chemlub é comprometida com a logística reversa incentivando o retorno do óleo Lubrificante produzido através da contratação de empresas especializadas na atividade de coleta e reciclagem (através do rerrefino) do óleo lubrificante usado.
Consequências do óleo lubrificante no meio ambiente.
O OLUC (Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado) é um resíduo perigoso se for misturado com produtos químicos combustíveis, solventes, água, outras substâncias e se descartado no ambiente incorreto, pode causar muitos danos a natureza.
A falta de atenção com a forma correta do manuseio, pode interferir no meio ambiente como:
Ou seja: o ciclo de vida do OLUC garante que o óleo usado tenha um destino nobre e volte ao mercado com alto grau de pureza e pronto para ser usado novamente, infinitas vezes.
SOLICITAR A COLETA DO ÓLEO USADO
Para solicitar a coleta dos óleos usados você pode acessar o link https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/distribuicao-e-revenda/lubrificantes/relacao-de-agentes-autorizados, e procurar o agente mais próximo da sua localidade. Ou, entrar em contato com uma das empresas abaixo. Essas empresas farão a coleta e são responsáveis pelo rerrefino desses óleos – ou seja, irão transformar o óleo lubrificante usado ou contaminado em óleo mineral básico, principal matéria-prima na produção de lubrificantes acabados.
A coleta pode ser solicitada para uma das empresas relacionadas abaixo:
0800 701 0088
0800 015 2574
Para o Estado de São Paulo, você pode acessar o site da CETESB e verificar os acordos coletivos (Termos de Compromisso de Logística Reversa) de cada resíduo do Sistema de Logística Reversa.
Para Óleos lubrificantes verifique as entidades que promovem acordos coletivos:
Forma correta de descartar o óleo
Segundo a, “Todo o óleo lubrificante usado ou contaminado coletado deverá ser destinado à reciclagem por meio do processo de rerrefino”, de maneira a não trazer riscos de contaminação ao meio ambiente e sendo reciclado – voltando a ser um óleo novo.
Destino correto do OLUC
A única destinação do OLUC do ponto de vista legal é a reciclagem por meio do rerrefino. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Resolução CONAMA nº 362/2005, determina que “Todo Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado deverá ser recolhido, coletado e ter destinação final, de modo que não afete negativamente o meio ambiente e propicie a máxima recuperação dos constituintes nele contidos”. As mesmas diretrizes determinam que o OLUC deve ser entregue a uma empresa coletora, devidamente autorizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), para realizar essa tarefa.
A ANP e o CONAMA são responsáveis pela regulamentação e pela fiscalização das atividades de coleta, transporte e rerrefino do óleo lubrificante, além de punir os que descumprem as normas operacionais.
A guarda irregular e o descarte inadequado do OLUC é crime ambiental, e todos os envolvidos estão sujeitos a penalidades previstas na legislação, que podem ir do pagamento de multas, passando por responsabilização pelos danos ambientais causados e suspensão das autorizações do estabelecimento, chegando até mesmo a reclusão.
Ciclo de vida do OLUC
Armazenamento
O ciclo de vida do OLUC começa com a troca do óleo usado e seu armazenamento. O modo correto de armazenar o Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (OLUC), que deve ser adotado pelas geradoras de OLUC, é em um local apropriado, que atenda a critérios de segurança, como a ausência de riscos de vazamentos ou a possibilidade de mistura com substâncias que possam causar acidentes, até ser entregue ao coletor autorizado pela ANP.
Coleta
O passo seguinte é a coleta. Ela deve ser feita, nos geradores, por empresas credenciadas na ANP, como a Lwart.
Rerrefino
O rerrefino da Lwart acontece na nossa fábrica, em Lençóis Paulista. Consiste em um processo que transforma o óleo usado em óleo básico do Grupo II, com altíssima qualidade e excelente desempenho, com um grau de pureza igual ou superior ao produto de primeiro refino.
Mercado
Após o rerrefino, o óleo básico volta ao mercado, podendo ser usado em diversos segmentos industriais, como o de lubrificantes automotivos, alimentos, óleos isolantes e setor agrícola.
Para saber mais sobre o descarte de resíduo de Óleo Lubrificante, entre em contato conosco ou acesse:
https://www.ibama.gov.br/sophia/cnia/livros/fiscalizacaodeoleoslubrificantes.pdf
https://www.sindirrefino.org.br/rerrefino/logistica-reversa-oluc
https://cetesb.sp.gov.br/logisticareversa/sistemas-de-logistica-reversa/
Fonte:
https://www.sindilub.org.br/oluc/
https://www.lwart.com.br/coleta-de-oleo-lubrificante-usado/
Download do Programa de Logística Reversa
Mais informações: Entre em contato.